Calls for Papers

CFP: Gemela, Lisbon, Sept 8-10, 2014

GEMELA 2014
Lisbon, 8-10 September

The deadline for sending a one-page abstract to gemela.lisbon.2014@gmail.com is 1 March 2014.
Please see our webpage http://www.gemela.org for more information.
For membership and registration details, see: http://www.gemela.org/join

CHAMADA DE TRABALHOS

“Traçando Caminhos: viagens, encruzilhadas e direcções”
GEMELA (Grupo de Estudos sobre a Mulher em Espanha e nas Américas, pre-
1800) convida ao envio de resumos para participação no seu Colóquio bi-anual
que terá lugar em Lisboa, na Universidade de Lisboa, nos dias 8, 9, 10 de Setembro
de 2014. O Colóquio centrar-se-á na produção cultural das mulheres na Península
Ibérica e na América Latina Colonial durante a Idade Média e o Período
Moderno (antes de 1800). São especialmente bem vindas as comunicações ou as
sessões que tratem especi!camente o tema do Colóquio “Traçando caminhos”. O
tema pode ser entendido em sentido literal (caminhos em espaços geográ!cos
ou sociais) ou em sentido metafórico (caminhos espirituais, poéticos, didácticos,
literários, cientí!cos, !losó!cos, etc.). São igualmente bem vindas sugestões
para painéis, discussão de trabalhos, e/ou workshops sobre teoria, pedagogia,
e outros tópicos relacionados. Os trabalhos podem ser apresentados em
Espanhol, Inglês ou Português.

As propostas deverão ser enviadas para o endereço gemela.lisbon.2014@gmail.
com. Os estudantes de Pós-graduação devem enviar um resumo acompanhado
do texto completo (7-10 páginas no máximo) juntamente com um e-mail
de apoio de um orientador da sua Faculdade. Todos os participantes com
comunicação deverão pagar a cota de sócio da Associação de 2014 juntamente
com a inscrição no Colóquio. Os textos dos estudantes de pós-graduação serão
imediatamente incluídos no Concurso para o Prémio de Estudante de Pós-
Graduação atribuído bi-anualmente pela Associação GEMELA.

CONFERENCISTAS:

Tobias Brandenberger
Tobias Brandenberger é Professor Catedrático de Filología Románica da
Universidade de Göttingen (Alemanha). Doutorou-se em Filologia Iberoromânica
pela Universidade de Basileia (Suiça) com uma tese sobre a
construção dos papeis de género e do discurso sobre o matrimónio na Idade
Média e no Renascimento (Literatura de matrimonio – Península Ibérica, s. XIVXVI,
1996), As suas áreas de investigação principais são os Estudos de Género
literários,as relações culturais ibéricas e suas imagologias, e os Estudos
inter-artes (literatura e música). Nestas áreas publicou numerosos estudos e
editou, entre outros: Deseos, juegos, camu!aje: los estudios de género y queer y las
literaturas hispánicas de la Edad Media a la Ilustración (com Henriette Partzsch);
Corpo a corpo. Körper, Geschlecht, Sexualität in der Lusophonie (com Henry Thorau);
España y Portugal – Antagonismos literarios e históricos (ss. XVI-XVIII); A construção do
outro: Espanha e Portugal frente a frente (com Elisabeth Hasse e Lydia Schmuck).
Mais recentemente publicou a monografía La muerte de la “cción sentimental.
Transformaciones de un género iberorrománico (2012 ) .

Amélia P. Hutchinson
A Professora Doutora Amélia P. Hutchinson é Sénior Lecturer de Português na
Universidade da Geoórgia (EUA) e Directora do Projecto de Tradução de Fernão
Lopes (patrocinado pelo National Endowment for the Humanities, EUA, e pela
Direcção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal). É membro
de várias associações académicas incluindo a American Portuguese Studies
Association (da qual foi Tesoureira, 1999-2006), a International Arthurian
Society e a Medieval Chronicle Society. Desenvolveu carreiras paralelas em
línguas modernas e Estudos Medievais, tendo publicado vários artigos e
capítulos em volumes sobre Estudos Medievais. É co-autora de Portuguese:
An Essential Grammar (Routledge, 1996, 2003), e de Ponto de Encontro, Portuguese
as a world language (Prentice Hall, 2006, 2012), obra premiada pela American
Organization of Teachers of Portuguese em 2013.

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About emspanishhistorynotes

Scott Taylor is an associate professor in the history department at the University of Kentucky.

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